TPM: Porque ocorre e como amenizar seus sintomas

Tensão pré-menstrual é um estado que, em muitos momentos, pode ser incompreendido pelos homens. A famosa TPM é um conjunto de sintomas que varia muito de mulher para mulher e precede o período menstrual. Os sintomas típicos de TPM costumam aparecer dias antes da menstruação e desaparecem com ela. Este estado está relacionado à produção de hormônios femininos.

Sintomas da TPM

Os sintomas da TPM podem ser fisiológicos como dores e inchaço ou de ordem psicológica como o famoso mau-humor. Veja os principais sintomas:

  • Sensação de inchaço, principalmente nos seios;
  • Dores no seio;
  • Cólicas;
  • Aparecimento de acne e maior oleosidade na pele;
  • Gases;
  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Depressão e desânimo;
  • Vontade de chorar;
  • Sonolência e cansaço.

A tensão pré-menstrual não é caracterizada necessariamente por todos estes sintomas. Cada mulher apresenta um conjunto de fatores e pode até apresentar efeitos diferentes em meses diferentes.

A síndrome atrapalha as mulheres em suas vidas profissionais e sociais pois, os sintomas da TPM podem diminuir o desempenho da pessoa no trabalho ou ocasionar brigas em relacionamentos. Por isso, muitos homens até mesmo brincam dizendo que é um “perigo” contrariar uma mulher de TPM, por exemplo.

Diagnosticar a TPM não é muito fácil e certeiro, pois seus sintomas podem ser confundidos com outros problemas ginecológicos ou hormonais. A mulher com TPM, além disso, costuma não procurar médicos achando se tratar de um problema demasiado corriqueiro.

Mesmo sendo um problema comum, a mulher deve sim, procurar ajuda, pois, com o tratamento correto e acompanhamento, é possível amenizar o desconforto causado pela TPM.

Causas da TPM

No cerne das causas da TPM está a oscilação da produção de serotonina. Este hormônio é produzido pelo nosso corpo e está relacionado a nosso estado de humor. Não à toa, é chamado de hormônio da felicidade. Quando estamos com a produção de serotonina normalizada, nos sentimos melhor, mais bem-humorados e alegres.

Por outro lado, quando este hormônio está em baixa, a pessoa sente-se mal-humorada, estressada, ansiosa e tensa. Durante o período que precede a menstruação, o que ocorre é a oscilação na produção deste hormônio. Portanto, a mulher tem humor variável e apresenta maior sensibilidade, podendo mostrar-se emotiva, melancólica ou agressiva.

Prevenção e dicas para amenizar a TPM

Como vimos, os sintomas desconfortáveis da TPM estão relacionados à oscilação na produção de serotonina. Lembremos que, mesmo nos períodos longe da menstruação e mesmo entre os homens, a produção de serotonina é algo que pode sofrer variação por outros movitos como: stress, altas cargas de trabalho, situações desfavoráveis, sedentarismo e má alimentação.

Vejamos algumas atitudes para driblar os sintomas da TPM e também, para estimular o equilíbrio na produção de serotonina de modo geral:

  • Pratique exercícios físicos: a prática de atividade física, principalmente se for prazerosa, ajuda muito na produção de serotonina;
  • Evite sal e embutidos: o sódio presente nos condimentos e embutidos piora a situação de inchaço;
  • Tome muitos líquidos sem gás: tomar água, suco natural e água de coco irá ajudar na hidratação e na diminuição de inchaço. Porém, líquidos gaseificados podem piorar as dores abdominais;
  • Controle a vontade de comer doces: a mulher que fica ansiosa durante a TPM apresenta muita vontade de comer doces. Para enganar a vontade, deve-se comer saladas de frutas, picolé de frutas (de preferência feitos em casa), chocolate do tipo meio-amargo (um pouquinho por dia) e outras opções adocicadas menos calóricas;
  • Comer muitas fibras: o consumo de fibras presentes em frutas, verduras e grãos integrais vai regular o intestino aliviando cólicas e desinchando.

Outros Artigos

You may also like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *